Em uma de nossas postagens mais recentes, abordamos o conceito de Instalações Elétricas Aparentes. De forma resumida, trata-se de um tipo de distribuição elétrica (ou alimentação de equipamento) que faz uso de condutores, eletrodutos e outros componentes, de maneira exposta e acessível. Diferentemente das tradicionais instalações embutidas nas paredes, pisos ou tetos, que geralmente são mais vistas em residências.

A instalação elétrica aparente é mais comum em ambientes comerciais e industriais, pois o sistema elétrico desses ambientes passam por manutenções constantes, por isso, é a mais indicada para não precisar quebrar paredes. No entanto, nos últimos anos, ela também passou a ser inserida em residências, com a popularização do conceito de decoração industrial.

Partindo disso, nesse post vamos dar continuidade ao assunto, abordando sobre um dos componentes da instalação elétrica aparente, mais conhecido como Condulete.
Esse componente desempenha um papel muito importante na instalação, pois auxilia no correto funcionamento e armazenamento de cabos, sendo um complemento do eletroduto. Acompanhe nosso conteúdo para entender mais sobre a importância desse item.

O que são conduletes?

Os conduletes são caixas de passagem e derivações, que fazem parte de uma instalação elétrica aparente (sobreposta), sendo instalados entre os eletrodutos. 

Sua função é organizar e proteger fios e cabos, para evitar o esmagamento dos fios e proteger o usuário contra riscos de choques elétricos. Desse modo, após a instalação o acesso e inspeção podem ser feitos de forma segura. Uma observação que vale ser feita é que, além dos conduletes, os fios e cabos também ficam abrigados nos eletrodutos.
Os conduletes são considerados para derivações de cabos e pontos finais das instalações. Os conduletes são peças indispensáveis em todas as construções com instalações aparentes. Isso porque, esses itens são úteis para a fixação de tomadas e interruptores, conexão de eletrodutos e passagem de fios.

Tipos

É possível encontrá-los em diversos modelos e formatos no segmento de instalações elétricas. A escolha do modelo e formato irá depender do tipo de local e a forma como estão posicionados os eletrodutos. Os materiais em que costumam ser fabricados normalmente são alumínio ou PVC.
Na WETZEL, fornecemos os dois modelos, sendo o FIXO – denominados de Conduletzel, e os modelos MÓVEIS ou MÚLTIPLOS, que recebem o nome de Poliwetzel.


Vale ressaltar que tanto o Conduletzel como o Poliwetzel são fabricados em alumínio e PVC.

Acessórios

Com o objetivo de fortalecer a segurança e garantir a eficiência de uma instalação elétrica aparente junto com os conduletes, existem diversos acessórios como abraçadeiras, tampas, conectores, entre outros  que são definidos conforme a necessidade do local. Esses desempenham funções essenciais nas instalações e devem ser considerados de forma criteriosa. 
A Wetzel possui uma linha completa de acessórios em alumínio e PVC, disponíveis nos catálogos Acessórios de Alumínio e Linha Plásticos. Baixe e confira todos os itens.

Diferença entre Condulete Fixo e Condulete Múltiplo

 

– Conduletzel (Condulete Fixo)

O Conduletzel (Caixa de conexão fixa) é o modelo em que o local para encaixe dos eletrodutos é fixo ao corpo da peça. 

Podendo ser do tipo sem rosca, onde o encaixe é feito pelo aperto do parafuso, ou com rosca, no qual o próprio eletroduto é rosqueado ao condulete. A fixação de tampas também é feita por parafuso.
Possui maior resistência mecânica, podendo ser aplicado em áreas externas de acordo com as opções de vedação disponíveis.Vale ressaltar que o Conduletzel entrega as melhores vedações, chegando a IP65 em alguns casos.

 – Poliwetzel (Condulete Múltiplo)

O Poliwetzel (Caixa de conexão móvel) é ainda mais prático, pois os encaixes para os eletrodutos não são fixos na peça. Com esse detalhe, além de versátil, é uma opção para instalações leves. 

  • Na versão em PVC, possui até 6 saídas, garantindo uma melhor adaptação ao ambiente a ser instalado. O encaixe dos conectores é simples, com apenas um giro é possível remover e alterar a posição na caixa, já as tampas não necessitam de parafusos para fixação, agilizando a instalação através do encaixe por pressão.
  • No alumínio, existem 5 saídas com rosca, onde é possível rosquear conectores para colocação dos eletrodutos, e para as saídas que não forem usadas, são colocados os tampões. 

Dependendo da necessidade do cliente, ele poderá definir alguns critérios em sua compra para melhor adequar o produto ao seu ambiente. 

Importante: Considerando que existe uma variedade de modelos disponíveis, é fundamental escolher o condulete fabricado no material mais apropriado ao tipo de local em que será instalado, respeitando suas condições e exigências, tendo o Grau de Proteção IP indicado. 
Preste atenção a esses fatores e às características individuais de cada produto para garantir uma instalação segura e duradoura. Além disso, é essencial que o profissional encarregado da instalação tenha em mãos um projeto detalhado da estrutura a ser montada e esteja bem informado sobre as normas regulamentadoras.

Categorias 

Os conduletes são úteis para diversas situações, destacando a importância de conhecer as características de cada tipo. Segundo a norma NBR 15701, existem seis categorias diferentes de conduletes:

  • Categoria 1: conduletes pequenos com conexões fixas e sem rosca;
  • Categoria 2: conduletes pequenos com conexões fixas e com rosca;
  • Categoria 3: conduletes sem rosca e com conexões móveis;
  • Categoria 4: conduletes grandes com conexões fixas e sem rosca;
  • Categoria 5: conduletes grandes com conexões fixas e com rosca;
  • Categoria 6: conduletes ovalados com conexões fixas e com rosca.

Nossos conduletes são fabricados seguindo as categorias I, II e III, conforme a norma NBR 15701.
Confira na foto abaixo:

Formatos

O Conduletzel (Condulete Fixo) é fabricado em oito tipos diferentes, conforme a norma. Em geral, os tipos necessários para cada instalação, estão especificados em seu projeto.

Para o Poliwetzel (Condulete Múltiplo), existem dois tipos (formatos), sendo eles: X e L
Cada um desses proporciona, em conjunto com os conectores, a possibilidade de montagem de outros oito tipos de configurações. Assim como para o Conduletzel, os formatos necessários para cada instalação estão especificados em seu projeto. 

Grau de Proteção (IP)

Quando optamos por uma instalação elétrica aparente, é essencial ter em mente que ela se torna mais propensa à ação de líquidos e sólidos. Esses agentes podem interferir no seu funcionamento e criar situações de risco. Em virtude disso, a Comissão Eletrônica Internacional (IEC) estabeleceu a norma NBR IEC 60529, também conhecida como Grau de Proteção (IP).
O Grau de Proteção (IP) são medidas aplicadas aos invólucros de equipamentos elétricos que indicam a resistência de produtos, para uso em ambientes internos e externos, classificados de acordo com o nível de proteção que oferecem contra a entrada de objetos sólidos e líquidos
A classificação do Grau de Proteção (IP) é composta por dois dígitos (XX), sendo que o primeiro indica a resistência contra objetos sólidos ou poeira, enquanto o segundo refere-se à proteção contra líquidos. Disponibilizamos uma tabela explicativa, em que você pode conferir a aplicação de cada tipo de IP. Confira abaixo as classificações:

Nos casos em que o condulete é aplicado em instalações internas, com pouca poeira e sem possibilidade de infiltração de água, por exemplo, é natural que seu grau de proteção (IP) seja mais baixo.
Contudo, ao ser utilizado em instalações externas, é necessário selecionar um condulete com classificação alta, pois há uma considerável exposição do material à chuva e poeira, nesses casos. Em determinadas situações, a aplicação de um kit de vedação pode converter conduletes convencionais em conduletes com o grau necessário.
 

Regulamentação

A norma brasileira NBR 5410, define diretrizes e padrões para instalações elétricas de baixa tensão, abrangendo até 1000V em tensão alternada e 15000V em tensão contínua. Seu propósito é garantir a qualidade e a segurança das instalações elétricas, reduzir riscos para trabalhadores e animais e promover a padronização entre diferentes instalações e sistemas elétricos. 
Para complementar, a norma NR 10 estabelece medidas preventivas para evitar acidentes e assegurar a segurança dos profissionais envolvidos em instalações elétricas. 
É imprescindível que os profissionais da área estejam atentos às normas vigentes, para garantir a realização de um trabalho preciso e seguro.

Conclusão

O que você achou deste conteúdo? Conseguimos esclarecer suas dúvidas sobre Conduletes? 

Baixe nossos catálogos e conheça nossas linhas de produtos Aluminium e Plastik!

Continue acompanhando nosso blog e redes sociais para ficar por dentro de novos conteúdos!