Para determinar a luminária ideal a ser aplicada em um espaço industrial, deve-se considerar, além da questão estética, potência, fluxo luminoso e outros fatores. 

É fundamental garantir que os critérios exigidos pelas normas de iluminação, como segurança, conforto visual e produtividade, sejam atendidos.

Legislação

A norma NBR ISO 8995-1 estabelece todos os parâmetros necessários para se elaborar um projeto de iluminação eficiente e seguro, a fim de evitar a fadiga visual e o desconforto. Além da provisão de uma iluminância suficiente para cada tarefa, a visibilidade depende da maneira como a luz é fornecida na superfície desejada, tendo todo cuidado em evitar um nível de ofuscamento indesejado do sistema. 

A iluminação deve causar conforto (sensação de bem-estar), desempenho (realizar tarefas visuais rapidamente e precisamente) e segurança visual (detectar perigos quando se olha ao redor).

Indicações

Alguns cuidados devem ser avaliados: a iluminância desejada (requisitos para a tarefa visual), a distribuição das luminárias no ambiente (uniformidade de luz), e a limitação do ofuscamento para evitar erros, fadiga e acidentes.

Ao elaborar um projeto, deve-se ter algumas informações relevantes do local onde será implementada a iluminação, como: dimensões do local, condições do ambiente, tarefa executada no plano de trabalho, altura de montagem das luminárias, ângulo de facho de luz que será usado etc. Tendo em mãos essas informações, é possível adotar os procedimentos corretos, para definir a luminária mais adequada para cada projeto.

Como acontece a distribuição luminosa

Cada luminária possui a sua curva de distribuição luminosa, como se fosse a sua impressão digital, e essa curva mostra como a luz será distribuída ou percebida no ambiente. Entenda nas figuras abaixo:

A iluminância desejada (Em) é calculada pela intensidade de luz da luminária (I) em um determinado ângulo, medida em candelas, dividida pela altura de instalação da luminária (h) elevado ao quadrado (Em = I / h²).

Normalmente, utilizamos na indústria luminárias que possuem curvas de distribuição luminosa de forma cônica, conforme as figuras acima. 

Tipos de fachos de luz

Como podemos observar, luminárias com fachos de luz mais concentrados (fig. A), possuem maior intensidade de luz e portanto, são aplicadas em projetos com alturas de instalação mais elevadas. Conforme as alturas das instalações diminuem, recomenda-se utilizar luminárias com fachos de luz mais abertos (fig. B e C). É indicado que, a instalação das luminárias seja feita há uma distância em que os seus fachos de luz se cruzem no plano de trabalho, para se obter o máximo de uniformidade e evitar contrastes entre os pontos de luz ou sombras indesejadas. Entenda na ilustração abaixo:

Compreender as especificações técnicas das luminárias e como funciona o processo de iluminação é crucial para escolher a luminária mais apropriada, certificar que ela cumpra sua função de maneira eficaz no ambiente de trabalho e promover melhorias substanciais na qualidade de vida dos trabalhadores.

Conclusão

Ao definir os tipos de luminárias utilizadas, certifique sua qualidade e durabilidade e invista em produtos de confiança e certificados, para obter o melhor resultado possível para o seu projeto. 

Além disso, recomenda-se que a instalação das mesmas seja feita por profissionais qualificados, que possuam conhecimento sobre o processo e realizem uma instalação segura e eficiente.

A Wetzel LED possui um portfólio completo para atender as necessidades do seu projeto. Nossas luminárias são produzidas com componentes de excelente qualidade, certificadas conforme as normas vigentes e passam por testes contínuos, a fim de receber melhorias e entregar soluções cada vez mais eficazes. Confira nosso catálogo de forma detalhada aqui e conheça nossos produtos.

Para melhor atender à sua demanda, nossos especialistas estão à disposição para a realização de um projeto luminotécnico ou customizado, que irá proporcionar uma instalação ideal e adaptada conforme o ambiente. Entre em contato conosco: comercial@wetzelled.com.br

Este material foi útil para ampliar o seu conhecimento? Esperamos ter contribuído da melhor maneira possível para esclarecer suas dúvidas e fornecer informações relevantes!

Nos siga nas redes sociais e fique por dentro dos nossos conteúdos: